Wanessa contou que foi diagnosticada com TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) e que, na terapia, descobriu que a mãe também teve crises de pânico. Durante a pandemia, a condição da cantora se agravou e ela voltou a ter crises.
A síndrome do pânico é uma doença e as crises de pânico são um dos sintomas. Segundo Elton Kanomata, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), as crises são episódios, ataques que a pessoa pode ter repentinamente e podem ter vários sintomas.
Mesmo sem ter qualquer transtorno psicológico, qualquer pessoa está sujeita a sofrer um ataque de pânico em algum momento da vida. Quando a pessoa presencia ou vivencia uma situação de muito estresse ou tem dificuldade de lidar e assimilar informações estressantes, isso pode desencadear uma crise de ansiedade.
Situações traumáticas ou violentas, como um assalto ou sequestro, ou o luto podem gerar crises de pânico, por exemplo.
Os sintomas dos ataques são os seguintes:
- Palpitação, coração pulsando forte ou acelerado;
- Suor;
- Tremores;
- Falta de ar;
- Sensação de desmaio;
- Náusea ou desconforto abdominal;
- Formigamentos;
- Dor ou desconforto no peito;
- Calafrios e sensação de calor;
- Sentimentos de irrealidade;
- Despersonalização (sentir-se fora de si mesmo);
- Medo de perder o controle ou enlouquecer;
- Medo de morrer.
O tratamento para síndrome do pânico envolve uso de medicamentos e psicoterapia, como a cantora Wanessa Camargo fez. Outras recomendações importantes dos médicos são sobre mudanças de estilo de vida do paciente, como inclusão de atividade física na rotina e hábitos alimentares mais saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário