Foto: Divulgação


A prioridade inclui ainda supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas e instituições em geral. “Essa era uma demanda antiga e hoje podemos garantir esse direito para as famílias. O serviço é totalmente gratuito”, disse a secretária titular da Setras, Soze Bispo.

A emissão das carteirinhas foi instituída pela Lei Municipal Nº2711 de 24 de Janeiro de 2020. Essa é a primeira vez que o município realiza o cadastramento da população com autismo e entrega das carteirinhas para os cidadãos. O documento contém informações para facilitar o contato com familiares, como endereço, nome do responsável e telefone.

Para emitir a Carteira de Identificação do Autista, é necessário ir até a sede da Setras e apresentar RG, CPF da pessoa diagnosticada com TEA e de seu representante legal, comprovante de residência, relatório médico atestando a condição de TEA, termo de tutela ou guarda no caso de menores (se o representante legal não for o genitor), termo de curatela para maiores, em caso de Interdição e 2 fotografias 3x4.

Nos últimos dias, a Prefeitura realizou ações para marcar a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. Na sexta (01), a Secretaria de Saúde realizou um encontro para autistas, familiares e cuidadores com especialistas e profissionais do Centro Especializado de Reabilitação (CER). 

A Secretaria de Políticas Especiais, em parceria com o grupo TEAceito, promoveu a ExpoTEA no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no sábado (02). A exposição foi um espaço de diálogo e troca de experiências, além de contar com uma mostra de desenhos. A programação continua nesta semana com panfletagem e outras ações.

Ascom – Prefeitura de Cruz das Almas