Filhas de Gandhy comemoram 45 anos de história e resistência - Na Mídia

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Filhas de Gandhy comemoram 45 anos de história e resistência

 Fundado em julho de 1979, o Afoxé Filhas de Gandhy comemora 45 anos em 2024 e já está em preparação para comemorar na avenida. O lançamento da campanha de Carnaval aconteceu em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (16), no Pelourinho, em Salvador.


				
					Filhas de Gandhy comemoram 45 anos de história e resistência
Afoxé lança campanha para Carnaval 2024 onde exaltará a mulher e a religião. Foto: Reprodução/Instagram @afoxefilhasdegandhy

Neste ano, o primeiro afoxé formado apenas por mulheres possui como tema "Mulheres de Terreiro detentoras do Sagrado", onde exalta a mulher e a religião.



"Esse ano com o tema a gente tenta resgatar essas mulheres detentoras dos segredos, o segredo está na água, no ar, no fogo, estão nas folhas. Então a gente traz para a avenida esses elementos de uma forma moderna, elas estarão representando essas energias e trazendo de cada terreiro de candomblé uma representante. Essas mulheres são as empoderadas, elas que mantém a cultura viva", explicou Silvana Magda, coordenadora das Filhas de Gandhy.

Com 45 anos de história colorindo a avenida com o tradicional azul e branco, o Afoxé Filhas de Gandhy resiste ao tempo em uma tradição que é passada por gerações, mas carece de cuidado segundo a própria coordenadora.

"O grupo de mulheres sempre foi um grupo muito sofrido porque não existe um olhar delicado, são mulheres de comunidade, são mulheres que há 45 anos resistem", disse.

"Já foram despejadas, voltaram e ainda continuam nessa luta de preservação. Cultura é isso, é a preservação do que nós temos, inovação é maravilhoso, mas não se pode perder a essência e Filhas de Gandhy é essência", completou.

Quem quiser participar e se tornar membro das Filhas de Gandhy pode procurar a sede que fica localizada na Rua Gregório de Matos, no Pelourinho, ou buscar mais informações nas redes sociais.


Ibahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://picasion.com/