Mais que o característico vermelho natalino, o mês de dezembro também é marcado pela cor verde, escolhida para representar a campanha de conscientização contra o abandono animal. O Dezembro Verde é uma campanha brasileira de incentivo ao combate aos maus-tratos e abandono de cães, gatos e quaisquer outros animais domésticos.
escolha do mês de dezembro para concentrar a campanha deve-se ao fato de ser justamente no fim do ano o período de aumento das ocorrências de abandono.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de cães e gatos abandonados no Brasil ultrapassa a marca de 30 milhões. Nas ruas, os animais estão a mercê de todos os tipos de violência e maus-tratos.
Além de uma prática desumana, o abandono de animais nas ruas abre espaço para riscos á saúde animal e humana com a proliferação de zoonoses como raiva e leishmaniose.
A Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), em seu artigo 32, prevê pena de detenção de três meses a um ano para quem praticar abusos, maus-tratos, assim como ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Apesar de não descrito no texto da lei, o abandono de animais também é considerado maus-tratos.
A campanha Dezembro Verde nasceu no Ceará, em 2015, a partir da ação de um agente de proteção animal.
Ibahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário