Regiões Norte e Nordeste terão visão privilegiada do fenômeno, enquanto restante do país verá um eclipse parcial
O Brasil vai poder acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do Sol e nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu.
A formação do anel de luz ao redor da Lua será visível em dez países: Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil.
No Brasil, as primeiras cidades a verem o eclipse estão no Amazonas, onde terá ponto máximo às 15h11. Apenas duas capitais poderão presenciar o anel: Natal, no Rio Grande do Norte, pode conferir o fenômeno às 15h45; em João Pessoa, na Paraíba, às 15h46.
Já em São Paulo, o eclipse deve começar às 15h40 e ter seu auge somente às 16h49.
COMO VER O ECLIPSE SOLAR COM SEGURANÇA?
Eclipses solares acontecem quando o Sol ainda está iluminando a Terra e, por isso, a falta de equipamentos para proteção dos olhos pode até cegar.
Mesmo óculos de sol não protegem completamente os olhos dos raios solares. Entre as formas principais de observar o fenômeno em segurança, estão o telescópio com filtro adequado e óculos especiais para eclipse solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário