Três hospitais de Salvador registram infecções por bactéria super-resistente - Na Mídia

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Três hospitais de Salvador registram infecções por bactéria super-resistente

Entre janeiro e março deste ano, casos de pacientes infectados por bactérias super-resistentes foram registrados em três hospitais de Salvador. Em abril, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), emitiu nota técnica com o alerta para o risco de disseminação do microrganismo enterococcus (na imagem abaixo), que é resistente ao antibiótico vancomicina, em unidades hospitalares. A secretaria não informa quantas pessoas foram infectadas no total e nem quais foram os hospitais. Também não há informações sobre pacientes infectados com enterococcus resistente fora da capital. 

O conhecido alerta feito por médicos frequentemente para que as pessoas evitem tomar antibióticos sem necessidade porque isso pode ajudar no desenvolvimento de super bactérias é justamente o que explica a cepa de enterococcus resistente à vancomicina. As bactérias são capazes de burlar a eficácia do antibiótico, o que implica na diminuição de opções de medicamentos para tratar infecções graves. 

Em 2019, quatro unidades hospitalares também registraram infecções deste tipo em Salvador. A Sesab, no entanto, não informa quantos pacientes foram atingidos na época e nem quais foram as unidades de saúde. Infecções desse tipo não costumam acometer pessoas saudáveis e sim as que já estão internadas, de acordo com o infectologista Fábio Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://picasion.com/