Cuidados com a Pele Após o Sol

Passar o verão sem tomar sol não tem a menor graça.



O problema é que, na pressa de pegar um bronzeado, muita gente acaba exagerando na exposição. E a pele sofre: descasca, resseca, perde o brilho e arde. Felizmente, é possível aliviar o desconforto.
O bronzeado é uma resposta do corpo à exposição solar, e quando ele acontece aos poucos e com o uso de proteção solar adequada, não há problema. Mas quando a pele fica vermelha, isso é sinal de agressão. Normalmente, as pessoas ficam inchadas e a pele arde. Os riscos de câncer de pele também aumentam quando não há proteção.


O cuidado no banho também é importante. A ação do sol tende a ressecar a pele; por isso é importante garantir a hidratação já no banho, com o uso de sabonetes hidratantes.


Hidratantes pós-sol para a pele (na forma de loção, gel ou gel creme) hidratam a pele e suavizam inflamações causadas por queimaduras do sol.


Os cremes pós-sol geralmente contém ingredientes naturais como Aloe Vera (suaviza inflamações e irritações e nutre a pele) e camomila (rica em azuleno, calmante natural que suaviza o vermelhão da pele). Eles ajudam a suavizar a pele queimada pelo sol, garantindo a saúde e o bronzeado da pele, sem descascar. Também diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioletas.


Você pode também usar hidratantes comuns após pegar sol, mas prefira os produtos específicos especialmente se você abusar um pouco e ficar com a pele vermelha ou em caso de queimadura solar.




Hidratantes Pós-sol


Quanto mais intensa a hidratação da pele após a exposição solar, mais uniforme, duradouro e bonito será o bronzeado. Isso por que a hidratação promove a renovação celular e impede a descamação que ocorre por conta do ressecamento. No entanto, não existe ativos que prolonguem o bronzeado. Algumas marcas utilizam proteínas, vitamina E e B5, além de óleos vegetais, com esse objetivo — mas não há qualquer comprovação científica a respeito. O que talvez possa acontecer é que por conta do aumento da função de barreira cutânea haja menos perda de água e, assim, uma duração maior do bronzeado.


Os cosméticos pós-sol normalmente contêm substâncias que acalmam a pele, como camomila, azuleno, Aloe Vera e calamina, e possuem ainda ativos anti-inflamatórios, como alfa bisabolol e nicotinamida. Borrifar água termal na região fragilizada e fazer compressas de chá de camomilagelado também acalmam e funcionam como ativos anti-inflamatórios.



Hidratação para Acalmar a Pele com Óleos Essenciais


Está com a pele ressecada, descamando e vermelha? Este processo, natural para quem recebeu uma grande quantidade de raios ultra-violeta, é o corpo jogando a camada mais grossa de células mortas que agora não servem mais.


Nesse caso, a hidratação da pele é o melhor remédio. Além de ajudar na regeneração, a hidratação também ajuda a evitar a formação de manchas escuras na pele.


Os melhores óleos para tratar queimaduras são os de lavanda e gerânio. O óleo essencial de lavandaajuda na regeneração e cicatrização, além de hidratar e acalmar a pele. O óleo essencial de gerânio ajuda a equilibrar a oleosidade e é um excelente purificador.
Receita Óleo Hidratante Pós Sol
Uma colher de sopa de sopa de óleo de rosa mosqueta
2 gotas de óleo essencial de lavanda
2 gotas de óleo essencial de gerânio


Pode ser usado no rosto e no corpo. Misture bem os ingredientes e passe na pele após o banho. Massageie até a completa absorção do produto. Use diariamente.

Fonte: belezaesaude.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top Baladas